Psicomotricidade

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.

Abrange vários elementos básicos, como: tonicidade, ritmo, equilíbrio, lateralidade, organização das praxias global e fina e estruturação espaço-temporal; além dos elementos cognitivos como atenção, raciocínio lógico, memória, planejamento e resolução de problemas. Ainda, estimula a criação de vínculos afetivos, enriquecendo as vivências psicomotoras na descoberta do corpo e suas relações com o meio, proporcionando maior autonomia e qualidade nas relações interpessoais.

Nas sessões de Psicomotricidade busca-se promover a exteriorização corporal, priorizando o brincar espontâneo, entendendo-se que a ação do brincar impulsiona processos de desenvolvimento e de aprendizagem. O terapeuta utiliza o corpo como mediador da relação e investe na comunicação tônico afetiva, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades individuais e/ou do grupo, como: a expressividade, a capacidade criativa, a promoção de competências sociais, motoras, cognitivas, psicoafetivas e comportamentais, bem como, contribuir para o processo de socialização.

 

          Destina-se a pessoas com atrasos no desenvolvimento, dificuldades psicomotoras e de aprendizagem, entre outros.

©  2020 - Neuro Intensiva Clínica de Reabilitação Neurológica - Todos os direitos reservados.

Rua Victório Malucelli, 360, Hauer - Curitiba - PR

Tel: 041 - 3044-6930

Tel: 041-99192-6930

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon