Estimulação Cognitiva

Trata-se de um planejamento de estimulação cognitiva personalizado e ajustado às necessidades e dificuldades cognitivas apresentadas pelo indivíduo. Possui como principal objetivo, melhorar o desempenho das funções cognitivas, sejam elas a memória, atenção, concentração, raciocínio, associação, a capacidade de resolução de problemas, dentre outros.

     Baseada em metodologias pedagógicas como a Psicomotricidade, Atividades Didáticas e os Jogos, a estimulação cognitiva é uma ferramenta muito utilizada para a reabilitação e estimulação precoce. É indicada para indivíduos que por ventura apresentam alteração cognitiva, afetiva, social, perceptiva e psicomotora.

     Cada criança é um ser único, valioso e exclusivo e que deve ser enaltecido pelo o que sabe fazer, não pelo o que ainda não sabe. Por isso durante os atendimentos busca-se valorizar, ampliar e enaltecer as conquistas observadas, tendo em vista, que a principal fonte de autoestima da criança é a concepção que as mesmas têm de sua capacidade produtiva.

     As atividades da estimulação cognitiva, são realizadas através de jogos e brincadeiras, pois é por meio da espontaneidade do brincar que a criança pode aprender sobre si e sobre o mundo. Durante a brincadeira a criança pode explorar o ambiente, investir ao máximo sua afetividade, envolver a sua motricidade e ativar assim a sua cognição, corroborando para a aquisição de novas habilidades.

     Os estímulos cognitivos envolvem a aprendizagem, a atenção, a memória, a criatividade, a curiosidade, a inibição de impulsos, a organização, a observação, dentre outros fatores. Ressalta-se que a quantidade de estímulos deve respeitar o crescimento, o desenvolvimento, a capacidade, o interesse, e as possibilidades de cada criança.

©  2019 - Neuro Intensiva Clínica de Reabilitação Neurológica - Todos os direitos reservados.

Rua Victório Malucelli, 360, Hauer - Curitiba - PR

Tel: 041 - 3044-6930

Tel: 041-99192-6930

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon