Fonoaudiologia

O atendimento fonoaudiológico realizado na  Neuro Intensiva tem como eixo norteador as capacidades do paciente, as possibilidades de habilitação e reabilitação , visando através das diferentes  técnicas oportunizar melhora das dificuldades apresentadas. O trabalho realizado pela Fonoaudiologia acontecerá paralelamente com a família , escola e com as outras terapias, pois nosso trabalho  é interdisciplinar.

O fonoaudiólogo é o profissional , responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.

A ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR (EENM)

 

Técnica não invasiva, aplicada através de eletrodos de forma transcutânea , é utilizada objetivando a melhora das alterações apresentadas pelo paciente. Crianças com desenvolvimento motor global alterado podem apresentar alterações no desenvolvimento do controle motor oral, o que irá influenciar negativamente o desempenho das funções alimentares de sucção, mastigação e deglutição e consequentemente do controle de deglutição de saliva. 

A Bandagem Muscular, ou Kinesio Taping, também é outro recurso utilizado, complementando muitas vezes as terapias com eletroestimulação, reforçando e ampliando os ganhos dos pacientes neurológicos.

 

Os  benefícios da Bandagem Elástica (ou Kinesio Taping) na Fonoaudiologia:

 

  • Diminuição da sialorréia (baba) e aumento do controle de deglutição de saliva

  • Melhora na mobilidade da língua, durante a função de mastigação e fala.

  • Melhora na permanência do selamento labial (boca fechada) facilitando a respiração nasal e garantindo alongamento dos músculos labiais

  • Facilitar a retração da língua nos casos de protrusão exagerada.

  • Tratamento das disfunções da ATM, principalmente nos casos de dor.

(Fonte: artigo “O uso da bandagem elástica Kinesio no controle da sialorréia em crianças com paralisia cerebral" – Acta Fisiatrica 2009.)

 

COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA

 

É o recurso trabalhado para dar oportunidade ao indivíduo de realizar a sua comunicação, ou mesmo ampliar a mesma, através de símbolos, gestos, sons e  diferentes feições e movimentos.O trabalho com a comunicação alternativa é necessária e constante em todos os atendimentos de fonoterapia que são realizados com indivíduos com necessidades especiais, assim estes podem expressar suas vontade, necessidades e desejos.

A comunicação é considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação, e considerada suplementar  quando o indivíduo possui alguma comunicação, mas essa não é suficiente para suas trocas sociais.

DEMANDAS FONOAUDIOLÓGICAS E INTERVERÇÕES

 

A atuação fonoaudiológica pode  ser indicada para  bebes, crianças, adultos e idosos, nas diversas áreas. Podemos habilitar e reabilitar indivíduos com problemas relacionados à voz, fala, linguagem, audição, motricidade orofacial, distúrbios e dificuldades de aprendizagem até dificuldades relacionadas à respiração, mastigação e deglutição. O tratamento com um fonoaudiólogo pode auxiliar   crianças com leve atraso do desenvolvimento da linguagem, crianças com necessidades especiais,  indivíduos  com  alteração de equilíbrio até pacientes com disfagia, que necessitam de tratamento intensivo para reabilitação da deglutição, dando assim mais qualidade de vida a estes pacientes.

 

A DISFAGIA  

 

Dificuldade da passagem dos alimentos pelo trato digestivo (da boca ao estômago), podendo acarretar déficits nutricionais e de hidratação ao indivíduo, bem como comprometimento de seu estado pulmonar, podendo culminar em pneumonias aspirativas, são tratadas pelo fonoaudiólogo. Além deste distúrbio ,  alterações temporomandibulares (ATM), paralisia facial, apraxias, assimetrias faciais, hipotonia dos músculos da face,  auxílio na reeducação da respiração e diminuição da sialorréia (baba) , também são dificuldades e alterações tratadas pelo fonoaudiólogo.

©  2019 - Neuro Intensiva Clínica de Reabilitação Neurológica - Todos os direitos reservados.

Rua Victório Malucelli, 360, Hauer - Curitiba - PR

Tel: 041 - 3044-6930

Tel: 041-99192-6930

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon