Musicoterapia

Os atendimentos de Musicoterapia realizados aqui na Clínica Neuro Intensiva têm uma abordagem Corporal, ou seja, uma orientação prático-teórica da Psicologia Corporal.

Um trabalho que integra a música e o corpo, como instrumentos e processo de reabilitação, que estimula funções neurológicas, possibilitando a criança expressar-se nas suas relações consigo, com o outro e com o mundo. Considerando-se, a experiência musical do ponto de vista neuropsicológico, ela é em si, uma vivência integradora.

 

 

MUSICOTERAPIA

 

De forma simples pode-se definir a musicoterapia como uma “arte e uma ciência onde o terapeuta ajuda o cliente a promover a saúde (emocional, física, mental, social, cognitiva e espiritual) utilizando experiências musicais num processo terapêutico para relaxar ou se expressar.” (BRUSCIA,2000, p. 22)

 

PSICOLOGIA CORPORAL

 

E a Psicologia Corporal por sua vez é uma ciência que reconhece na atitude e no corpo da pessoa sua história emocional, ou seja, as impressões registradas ao longo do seu desenvolvimento emocional, desde a vida intra-uterina. Entendendo que a mente e corpo são indivisíveis trabalha-os em seu conjunto, ou seja, com a interferência da mente sobre o corpo e do corpo sobre a mente (visão da neurociência). Trabalha com os aspectos físicos, energéticos e emocionais, possibilitando a pessoa ser mais saudável.

 

Assim esta proposta de atendimento musicoterapêutico, é uma forma de tratamento que visa a melhora da qualidade de vida. Estimula as capacidades físicas, mentais, cognitivas (memória, atenção, associações, linguagem, etc), emocionais e sociais, uma ativação tanto do psíquico como do físico (psicofísica). Trabalhando com a consciência corporal, a respiração, com ritmos e sonoridades, com a criatividade e a espontaneidade(...) numa atividade prazerosa, aliando comando, movimento, razão e emoção.

INDICAÇÃO

 

Indicada para os indivíduos com qualquer tipo de deficiência, motora, cognitiva e sensorial, visando sempre o bem estar, qualidade de vida e autonomia do paciente.

 

OBJETIVOS

 

Na Musicoterapia o “fazer musical”, a experiência musical, tem objetivos não musicais. Os objetivos são estabelecidos e adaptados seguindo as prioridades terapêuticas individuais e da equipe multidisciplinar, estimulando o paciente para que amplie, mantenha ou restaure funções sensoriais, cognitivas e motoras.

 

OBJETIVO GERAL

 

Avaliar, tratar e acompanhar os pacientes, visando promover o desenvolvimento funcional e a independência nas atividades cotidianas. Buscando melhorar a qualidade de vida da pessoa/criança com deficiência e de sua família, desenvolvendo suas capacidades físicas, sensoriais, emocionais e sociais através de experiências corporais- sonoras-musicais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Estimular e desenvolver a comunicação (verbal e gestual);

  • Estimular e desenvolver a expressão motora, corporal, verbal e de sentimentos e pensamentos;

  • Favorecer, estimular e desenvolver a linguagem oral;

  • Estimular e desenvolver o brincar e a capacidade lúdica;

  • Estimular e desenvolver a conscientização do corpo no espaço e imagem corporal;

  • Estimular e desenvolver a sensorialidade; as habilidades auditivas e visomotoras;

  • Estimular e desenvolver as habilidades cognitivas (atenção, memória, planejamento);

  • Estimular e desenvolver a musicalidade;

  • Estimular e desenvolver a criatividade;

  • Estimular e desenvolver a auto-estima;

  • Estimular e desenvolver o senso-rítmico e melódico;

  • Estimular e desenvolver a socialização e habilidades interativas e de grupo;

  • Estimular para as atividades funcionais da vida diária;

  • Complementar e apoiar o tratamento do paciente/criança traçando objetivos comuns com as demais terapias, entre outros

 

 

 PROCEDIMENTOS

 

Inicialmente faz-se uma entrevista com os pais, uma anamnese levantando a história biográfica e clínica da criança; e a história sonoro-musical.

Num segundo momento e de suma importância para o êxito do tratamento, inicia-se o estabelecimento do vínculo terapêutico e afetivo com o paciente/criança.

Realiza-se a Testificação sonoro-musical: Uma observação das reações aos estímulos sonoros; sons, ritmos musicais, melodias, diferentes instrumentos e o manuseio dos mesmos. Observando o que os estímulos provocam no paciente, verificando as possibilidades de utilização dos mesmos durante a terapia. (Mantem-se observação constante destas ao longo do processo)

Juntamente se planeja e desenvolve um projeto terapêutico, dentro das necessidades de cada paciente/criança.

 

MÉTODOS UTILIZADOS NOS ATENDIMENTOS/PROCESSOS TERAPÊUTICOS

 

  • Musicoterapia receptiva (escuta projetiva, para relaxar, para se movimentar)

  • Musicoterapia ativa (a imitação, as dramatizações, o tocar, a recriação musical e de canções, a composição, a improvisação)

  • Musicoterapia psicodinâmica: o produto sonoro-corporal-  musical do paciente/ criança no atendimento se ressignifica como discurso corporal-sonoro–musical. Estes parâmetros se modificam como reflexo de processos emocionais e psicodinâmicos subjacentes (inconscientes)

 

 

INTERVENÇÕES MUSICOTERAPÊUTICAS

 

As intervenções musicoterapêuticas, no setting terapêutico acontecem como um brincar musical e corporal, dentro das possibilidades corporais e emocionais de cada paciente/criança. Onde se descobre timbres, notas, acordes, andamentos, melodias, sonoridades corporais, formas diferentes de tocar os instrumentos, de movimentar o corpo, histórias e canções.

O brincar (o lúdico) torna-se uma atividade terapêutica, com objetivos terapêuticos. Nos atendimentos musicoterapêuticos o brincar é corporal-sonoro-musical, oferecendo-se instrumentos musicais, brinquedos sonoros, bonecos, fantoches, cantigas de roda, folclóricas, infantis ou do repertório popular entre outros recursos que estimulem, motivem a criação de histórias sonoras, movimentos corporais, danças, o tocar, o cantar, o se expressar ou relaxar.

©  2019 - Neuro Intensiva Clínica de Reabilitação Neurológica - Todos os direitos reservados.

Rua Victório Malucelli, 360, Hauer - Curitiba - PR

Tel: 041 - 3044-6930

Tel: 041-99192-6930

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon