top of page

Reeducação Visual

DEFICIÊNCIA VISUAL

 

Refere-se a qualquer perda ou anormalidade da estrutura visual ou função neurológica, podendo resultar numa limitação ou incapacidade no desempenho normal de uma determinada atividade.

 

Desta forma, uma doença ou trauma na estrutura e funcionamento do sistema visual pode provocar no indivíduo a incapacidade de "ver" ou de "ver bem", acarretando limitações ou impedimentos quanto à aquisição de conceitos, acesso direto à palavra escrita, à orientação e mobilidade independente, à interação social e ao controle do ambiente, o que poderá trazer atrasos no desenvolvimento normal.

A criança deficiente visual é aquela que difere da média a tal ponto que irá necessitar de professores especializados, adaptações curriculares e ou materiais adicionais de ensino, para ajudá-la a atingir um nível de desenvolvimento proporcional às suas capacidades.

 

ESTIMULAÇÃO VISUAL

 

A visão é uma função aprendida, e sua qualidade pode ser melhorada com treinamento durante um período de tempo adequado portanto, a estimulação tem como objetivo resgatar os potenciais perceptivos, existentes no resquício visual da criança, possibilitando através disto o desenvolvimento global e uma melhor qualidade de vida.

 

REABILITAÇÃO VISUAL

 

A criança privada de uma modalidade sensorial tão importante como a visão, terá necessidade de experiências sensoriais compensatórias através das outra vias perceptivas não afetadas. No entanto, para que o aprendizado se efetive, essas experiências devem ser significativas para a criança. Quando a diminuição da capacidade visual interfere no desempenho normal da criança, se torna necessário estruturar situações de aprendizagem para que ela use outros sentidos  para reforçar a visão. Desta maneira, a dificuldade em estabelecer uma experiência de aprendizado causada pela deficiência visual será minimizada pelo reforço multissensorial.

bottom of page