Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que tem como objetivo a promover, restaurar ou ampliar a funcionalidade do indivíduo, ou seja, proporcionar ao sujeito a realização, de maneira independente, das atividades significativas para ele nos diferentes contextos. O tratamento é indicado para indivíduos de qualquer idade que apresentem alterações, cognitivas, afetivas, sociais, perceptivas e psico-motoras.

Através da avaliação inicial e reavaliações periódicas, o terapeuta ocupacional irá identificar os fatores que influenciam o desempenho ocupacional do sujeito, fazendo uso de diferentes ferramentas, como adaptações no meio ambiente, prescrição de órtese e tecnologia assistiva e treinamento funcional, para ampliar a potencialidade do individuo.

 

 

BOBATH - CONCEITO NEUROEVOLUTIVO

 

Este conceito de reabilitação neuromotora apresenta como princípio a inibição dos padrões reflexos anormais e facilitação dos movimentos normais, propiciando ao indivíduo uma maior capacidade sensorial e motora de seus movimentos. A medida que a criança evolui, o terapeuta retira o auxílio gradativamente e sistematicamente para que a criança aprenda a controlar seus próprios movimentos, preparando-se assim para funções como andar, vestir-se, alimentar-se e escrever, ou seja, uma maior variedade de habilidades funcionais.

INTEGRAÇÃO SENSORIAL

 

Constantemente o nosso cérebro nos repassa informações sobre o nosso corpo e como está o ambiente a nossa volta. Se estas informações estão organizadas, conseguimos utilizá-las adequadamente para realizar nossas atividades funcionais. Quando a criança apresenta déficits no processamento e na integração dessas informações, a produção de ações associadas também fica prejudicada, interferindo na aprendizagem conceitual e motora.

Através de um espaço terapêutico adequado e com atividades significativas, o terapeuta irá oportunizar à criança uma informação sensorial mais rica, e através do planejamento e organização de um comportamento adaptativo, melhorar a habilidade do SNC de processar e integrar a informação sensorial, aumentando assim a aprendizagem conceitual e motora. 

©  2019 - Neuro Intensiva Clínica de Reabilitação Neurológica - Todos os direitos reservados.

Rua Victório Malucelli, 360, Hauer - Curitiba - PR

Tel: 041 - 3044-6930

Tel: 041-99192-6930

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon